Inauguração do 1º Externato Privado em Almada
O Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, chega ao Externato Frei Luís de Sousa em 2 de Dezembro de 1956 para a sessão solene de inauguração deste estabelecimento de ensino, então propriedade do Patriarcado de Lisboa.
É recebido pelo Director do Externato, à sua direita na foto, o Padre João Cabeçadas.
Em fundo na foto pode ver-se um autocarro da empresa de transportes Piedense, parado na paragem que existia naquele passeio da Praça da Renovação. Vemos igualmente em fundo a Rua Fernão Lopes que partia desta praça em direcção ao Largo Comandante Sá Linhares, onde existia o jardim público com o mesmo nome e o antigo Tribunal Judicial de Almada.
O Comandante Sá Linhares havia sido Presidente da Câmara Municipal de Almada anterior ao Dr. Aquiles Monteverde.
O Externato Frei Luís de Sousa – Estabelecimento do Ensino Particular e Cooperativo – com autonomia pedagógica e propriedade da Diocese de Setúbal – foi a resposta a esta necessidade, instituindo-se como a primeira escola criada nesta localidade, há 50 anos (fundado em 8 de Outubro de 1956). A Câmara Municipal cedeu parte do terreno para a sua construção. O Externato ficou, inicialmente, ligado ao então Liceu D. João de Castro de Lisboa.
O Externato abriu com 290 alunos repartidos pelos sectores Primário e Secundário até ao 4º ano liceal, com separação física entre espaço feminino e masculino. No ano seguinte, aumentou consideravelmente o número de alunos, abrindo até ao 5º ano liceal e, depois, até ao 7º ano. Posteriormente, surgiu o Jardim Infantil e, pouco tempo depois, para dar resposta aos adultos que se queriam valorizar abriu o curso nocturno (preparatório, geral e complementar), continuando com o Propedêutico, Ensino à Distância e 12º ano.
Em 1965 os finalistas do Externato Frei Luís de Sousa em excursão a Coimbra
Actualmente, o Externato acolhe cerca de 700 alunos distribuídos pelo ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário diurnos.