1969 Almada – O SISMO DE 28 DE FEVEREIRO

sismo 1969 -1

O SISMO DE 28 DE FEVEREIRO DE 1969

Este sismo ocorreu às 02h40m, com a magnitude de 8.0 MW na Escala de Richter com epicentro localizado a SW do Cabo de São Vicente, cerca de 230km a SW de Lisboa.
Os efeitos fizeram-se sentir por todo o País embora com diferentes intensidades.
Era de noite em Almada, as pessoas tentaram sair das suas casas, mas o abalo não foi prolongado e a grande maioria saiu somente à janela embora mais tarde se juntassem alguns grupos pelas ruas para falar do sucedido.

Luisa Paulitos, Almada

A noite passada deitei-me por volta das 01h30 e preparava-me para adormecer. Tenho uma cadela que gosta de saltar para a minha cama e por vezes coça-se, fazendo abanar a cama. O meu marido já dormia e comecei a sentir a cama a abanar muito, pensando inicialmente que era a cadela a coçar-se. Mas era demasiado forte o abalo e foi então que comecei a ouvir as portas do roupeiro do meu quarto a abanarem violentamente, fazendo um barulho assustador.
Acordei o meu marido e levantámo-nos. Fiquei muito assustada. Tenho 40 anos e nunca tinha sentido um sismo tão violento. Levantámo-nos e liguei a televisão e só às 2H00 tive a confirmação do sismo e da sua magnitude.
Escusado será dizer que já não consegui dormir o resto da noite, com receio de novo sismo de maior intensidade. Ouvi falar das réplicas que se seguiram, mas eu não as senti.
Foi muito assustador!
sismo4
sismo 1969 -3

Gabriel Quaresma

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s