1980 – Câmara de Almada compra Solar dos Zagallos

alap5
O Solar dos Zagallos foi construído no século XVII. Pertenceu à família Zagallo até 1908, ano em que foi adquirido pelos Piano e em 1980 passou para as mãos da Câmara Municipal de Almada que mantém o Solar e os jardins circundantes abertos ao público.

O edifício do Solar resulta de várias intervenções ocorridas desde a criação do morgado, em 1745, até século XX. O conjunto integra para além de outras dependências uma capela dedicada a Santo António decorada com azulejos datáveis do Século XVIII, alusivos aos milagres do santo.

Os espaços exteriores integram um pomar jardins e lagos, bem como uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Passos, com decoração em azulejos azuis e brancos.

Ao fundo do jardim em terrenos que haviam pertencido à Quinta de Santo António do Caiado, encontra-se um edifício de planta octogonal – a casa da água, onde se recolhia a água de uma mina próxima. No mesmo local existe a capela de Santo António do Caiado, pequeno espaço de culto no qual se destaca o altar revestido de azulejos e o tecto de embrechados (revestimento decorativo feito com conchas, fragmentos de faiança, de rochas e vidro).

Fonte::::> JF Sobreda

Anúncios

Gabriel Quaresma

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s