1986 – “Porto de Lisboa e estuário do Tejo já têm planos para o século XXI”

margemsul
“Porto de Lisboa e estuário do Tejo já têm planos para o século XXI”
Por ANA MENDES HENRIQUESFoto Inácio RosaFoto Inácio Rosa

O Porto de Lisboa apresenta em 1986 as primeiras linhas para um plano que dará uma nova imagem ao estuário do Tejo e que prevê a construção de infraestruturas ainda em discussão 30 anos depois.

À data, transitava pelo porto de Lisboa mais de um terço do comércio externo português (37 por cento) e mais de cinco mil navios num ano.

Anuncia-se então um plano diretor com um período de vigência de 2000 a 2020 para “uma repartição espacial mais correcta” das atividades urbano portuárias no estuário do Tejo.

A intervenção abrange a área de Vila Franca de Xira, Muge e zonas marítimas.

De acordo com números inscritos na edição do Diário de Notícias a 03 de junho de 1986, o Porto de Lisboa registava há 30 anos um tráfego total na ordem de 15 milhões de toneladas, das quais somente duas e meia correspondiam a tráfego local, referindo-se todo o restante movimento a carga marítima internacional.

O projeto para o maior porto do país, com uma superfície de 32.500 hectares e 25 quilómetros de comprimento, terá de receber os pareceres de várias entidades, do turismo à capitania, passando pela Junta Autónoma de Estradas.

No plano, inscrevem-se a marina de Algés, a linha ferroviária Coruche – Ponte de Sor, com ligação à Trafaria – para transporte de contentores em direção a Espanha -, nós rodoviários amplos em Algés e Alcântara com ligação ao porto de Lisboa e ampliação da Nacional 10, em Beirolas.

Prevê-se igualmente, na margem sul do Tejo, uma ligação da Trafaria a Pinhal Novo, através de um troço ferroviário e a polémica construção de um terminal de contentores na Trafaria.

Para o Montijo, fica reservado um aterro para construir um novo cais de “grandes proporções”, enquanto a margem norte do concelho de Almada se destina à acostagem exclusiva de navios pesqueiros.

Fonte ::::> LUSA

Gabriel Quaresma

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s