2001 – Almada assinala 25 anos do Poder Local democrático

cp

Simbiose – O monumento ao Poder Local Democrático, na Cova da Piedade, (“Simbiose”), representa a união e o sentido de ascenso que resulta da estreita ligação entre a população e os seus autarcas, democraticamente eleitos. Na foto, o escultor João Duarte, entre a Presidente da Câmara e José Belo, Presidente da Junta de Freguesia

Os 25 anos do Poder Local democrático foram assinalados de forma inédita em Almada, que inaugurou, nos dias 28 de Outubro e 4 de Novembro, onze peças escultóricas, da autoria de onze escultores, distribuídas “democraticamente” pelas onze Freguesias do Concelho, onde ficarão a assinalar e efeméride.

José Aurélio (Almada), João Duarte (Cova da Piedade), Fernando Conduto (Sobreda), Rogério Ribeiro (Laranjeiro), Álvaro Carneiro (Charneca de Caparica), Quintino Sebastião (Costa de Caparica), Jorge Pé Curto (Cacilhas), Virgínia Fróis (Feijó), Clara Menéres (Pragal), Graça Costa Cabral (Caparica) e Zulmiro de Carvalho (Trafaria), foram os escultores convidados para idealizarem e construírem uma obra sobre o tema proposto.

Os locais onde os monumentos estão erigidos foram indicados pelas respectivas Juntas, que vêm enriquecido o seu património artístico com símbolos que são, ao mesmo tempo, factores de mobilização para um trabalho autárquico cada vez mais eficaz e intimamente ligado às populações.

Embora as obras de arte possam ter as mais variadas interpretações ou leituras, suscitando comentários díspares e comparações de acordo com a imaginação de quem as aprecia, a verdade é que algumas das peças agora inauguradas parecem congregar opiniões muito positivas, como é o caso das que ficaram implantadas nas Freguesias de Almada, Trafaria e Costa de Caparica.

A Presidente da Câmara, Maria Emília de Sousa, que, acompanhada por diversos vereadores, assinalou cada um dos acto inaugurais ao lado do autor da obra e do Presidente da Junta de Freguesia respectiva, salientou as potencialidades do Poder Local democrático e os seus resultados no Concelho de Almada.

Gabriel Quaresma

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s