imagem 2005 – Inauguração do novo Teatro Municipal de Almada

O novo teatro municipal de Almada, que custou dez milhões de euros, só deverá começar a funcionar regularmente em Outubro, passado mais de um ano sobre a sua inauguração.

img_9518

esde a sua inauguração, a 17 de Julho de 2005, a nova sala apenas acolheu um espectáculo para o público no dia do encerramento do Festival Internacional de Teatro de Almada, a 18 de Julho.

Praticamente desde essa altura, o espaço tem servido de local de ensaios para a Companhia de Teatro de Almada (CTA), grupo residente, que continua a representar as suas peças no antigo teatro municipal.

Três dias antes da cerimónia de inauguração da sala de espectáculos, a Câmara de Almada, proprietária do imóvel, e a CTA, gestora do espaço, disseram aos jornalistas que o teatro só começaria a funcionar em pleno em 2006, depois de definida a gestão e programação de espectáculos e testado o equipamento de cena.

A adjudicação do fornecimento e instalação de equipamento audiovisual, por exemplo, apenas foi aprovada em sessão de câmara em Dezembro passado.

Hoje, em declarações à Lusa, o vereador da Cultura da Câmara de Almada, António Matos, reconheceu os atrasos na entrada em funcionamento do teatro.
António Matos, reconheceu os atrasos na entrada em funcionamento do teatro.

“Naturalmente que não estamos satisfeitos”, referiu.

O autarca alegou que alguns dos atrasos se deveram à aquisição e instalação de material informático, à montagem e ensaio do equipamento de cena e às obras de adaptação da sala principal a normas de segurança recentes (colocação de sinalética para invisuais, de iluminação nos degraus da plateia e corrimãos nas coxias).
Segundo António Matos, a Companhia de Teatro de Almada previa apresentar a sua primeira grande produção na nova sala em Maio ou Junho deste ano, mas invocou que “não tinha condições artísticas para ter o teatro a funcionar agora”.

De acordo com o responsável, o teatro abrirá portas no próximo dia 28 para a entrega das medalhas da cidade e em Julho para receber alguns espectáculos do Festival Internacional de Teatro de Almada, só começando a funcionar plenamente em Outubro, quando do arranque da temporada 2006-07.

Questionado sobre a programação cultural já agendada, o autarca disse, sem adiantar pormenores, que incluirá teatro, dança e música.

Contactado pela Lusa, o subdirector da CTA, Vítor Gonçalves, remeteu para o director da companhia, Joaquim Benite, um comentário a este assunto ao princípio da tarde de hoje, mas até ao momento as tentativas para obtê-lo
têm sido infrutíferas.
Projectado pela dupla de arquitectos Graça Dias e Egas Vieira, que concebeu o edifício do Pavilhão de Portugal da Expo`92 de Sevilha, Espanha, o novo teatro municipal de Almada está preparado para receber espectáculos de dança, ópera, música e teatro, assim como exposições.

Tem uma sala principal com 450 lugares e uma boca de palco com cerca de 30 metros de altura – a segunda maior do país a seguir à do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O equipamento dispõe ainda de áreas para sala experimental, sala de ensaios, galeria de exposições, café-concertos, livraria, ludoteca, sala de vídeo, cafetaria e alojamento para encenador ou cenógrafo estrangeiro convidado.

A câmara, que construiu e equipou o espaço, assegura as despesas de manutenção do imóvel.

A CTA gere a sala de espectáculos, incluindo a sua programação cultural, que tem de ser aprovada previamente pelo município.

No quadro das suas competências, estabelecidas no contrato de gestão
assinado com a câmara em Outubro passado, a companhia residente beneficia das receitas geradas por espectáculos próprios e pelo aluguer de salas, equipamentos, cafetaria e livraria.

Embora o teatro continue sem cartaz de espectáculos, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Almada, António Matos, considera que a entrega da gestão do espaço à CTA “foi a melhor solução”.

No antigo teatro municipal a autarquia pretende instalar a actividade de outros grupos locais de teatro ou dança.

Fonte ::::::> RTP

Anúncios

Gabriel Quaresma

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s