Alexandre Castanheira em O Sabor das Palavras

Esta pretende ser a primeira sessão do Ciclo denominado «POETAS DE CACILHAS», uma iniciativa do FAROL – Associação de Cidadania de Cacilhas destinada à apresentação e divulgação da vida e obra dos muitos autores desta terra.

Apresentamos, de seguida, o nosso primeiro orador, o Prof. Dr. Alexandre Castanheira, um ilustre conterrâneo:

Nasceu em 1928. Licenciou-se em Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa e em Literatura Moderna na Universidade de Paris VIII.

Perseguido pela PIDE, devido às suas actividades políticas, partiu para o exílio em França onde viveu vários anos na clandestinidade.

Exerceu as funções de deputado municipal em Almada e de presidente da Assembleia da Freguesia do Laranjeiro.

Actualmente, é professor efectivo do Instituto Piaget e elemento activo do movimento associativo popular, exercendo cargos nos corpos sociais de várias colectividades.

De regresso a Portugal, começa a publicar a sua vasta obra da qual destacamos os volumes Poesia… sem Distanciação e Desilusão Optimista (poesia), sem esquecer os vários livros que já escreveu sobre teatro (Chico do Norte e Uma Certa Vanguarda), ensaios (Camões, Nosso Contemporâneo e Romeu Correia, Memória Viva de Almada, por exemplo), contos (Hoje Ainda) e o romance Outrar-se ou a Longa Invenção de Mim onde o autor «inventa uma palavra, um verbo, que toda a gente compreende: “outrar-se”, fazer-se outro. E conta como os pais, primeiro, e as circunstâncias da vida, em seguida, o fizeram balançar entre dois nomes principais e uma infinidade de pseudónimos. Através destas páginas de memórias, ele e os “outros” percorrem setenta anos de vida intensa. O estudante politizado, a repressão fascista, a clandestinidade, o exílio por si narrados juntam-se a histórias de amor e de dor, de vivências pessoais, mas também de trabalho, em França e em Portugal, no regresso do exílio, e do exercício do professorado em que termina a sua vida profissional.

É um romance autobiográfico que nos abre as portas de uma visão própria de toda uma época histórica do País, que é cada vez mais forçoso conhecer para melhor compreender o Portugal de hoje.» (edição Campo das Letras).

Alexandre Castanheira tem participado, ainda, em múltiplos recitais de poesia (em Portugal e na Galiza) e em inúmeras conferências dedicadas a Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Mário de Sá-Carneiro, Manuel da Fonseca, Sidónio Muralha e, entre outros, Fernando Pessoa, o tema desta tertúlia realizada hoje, dia 11 de Setembro de 2004, no C@fé com Letr@s, em Cacilhas.