Outubro 2000
Os habitantes de Almada não podem dizer que a Autarquia não se preocupa com as coisas antigas, já que no espaço de
2 anos , 3 museus foram indiciados.O primeiro foi o da Escola José Gomes que esteve aberto com exposições de Arqueologia e que agora se encontra com outras funções.Depois foi a compra do palácio da “quinta do Galo” que está em obras e que promete ser um grande centro Musicologia do concelho.
Eis que surge agora a compra pela Câmara da Fábrica de Moagem do Caramujo onde irá ser instalado um pólo dedicado à Ciência e à Tecnologia.
O valor da compra de 28 Prédios urbanos foi de 115.500 contos e a Autarquia diz que a decisão foi tomada tendo em conta a potencialização da reabilitação da zona onde se situa a Fabrica da “Aliança” actualmente bastante debilitada.
A presidente Maria Emília diz que tem uma audiência com o Ministro das Finanças para entregar uma proposta para um Plano de Pormenor para toda toda a zona, englobando a Margueira Velha,Lisnave,a Mutela e o Caramujo/Romeira.
A aquisição pela Câmara de Almada da Fábrica de Moagem do Caramujo, constitui um importante passo para a preservação e qualificação do património.
Este imóvel foi considerado de interesse publico e a câmara exerceu o direito de preferência tendo em conta a potencialização da reabilitação da zona do Caramujo/Romeira.